Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Relançamento do Livro de Ana Botafogo no II Brasil em Dança

Título: Ana Botafogo: na ponta dos pés
Texto: baseado em entrevistas para Dalal Achcar e Leda Nagle
Gênero: dança/biografia
Editora: Globo
Formato: 13,7cm x 20,8cm
Número de páginas: 136
Preço: R$ 36,00
ISBN: 852503991-8
Código de Barras: 9788525039910

 

Emoções que transformam a vida de uma bailarina

 

A dança é o fio condutor da narrativa de Ana Botafogo: na ponta dos pés, lançamento da Editora Globo.
Impressões sobre a dança e também sobre a vida. O cotidiano de uma bailarina, os sonhos, os amores, as esperanças e os medos. A trajetória profissional que se mescla com a pessoal. Todos esses elementos estão presentes em Ana Botafogo: na ponta dos pés, lançamento da Editora Globo, baseado em entrevistas para a jornalista Leda Nagle e para a bailarina, coreógrafa e ex-diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Dalal Achcar.
A publicação possibilita o conhecimento do percurso de Ana Botafogo, o conjunto de circunstâncias que contribuíram para sua formação e permitiram o surgimento de uma das principais bailarinas brasileiras reconhecida internacionalmente. Revela um lado da vida pessoal e profissional que o público não conhece, tornando a obra interessante não só para os amantes da dança, mas para o público em geral.
O livro trata de momentos importantes da vida de Ana Botafogo, seu début internacional, sua entrada para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeira bailarina, suas apresentações que tiveram mais êxito e seus balés prediletos. A bailarina enfatiza a importância do planejamento e do eterno aprendizado para o reconhecimento profissional e aponta possíveis fatores que a conduziram a uma posição de destaque.
Ana Botafogo fala da importância de se trabalhar numa companhia de balé, onde há outras pessoas com quem dividir o dia-a-dia de trabalho, pois para ela a dança é uma profissão que estimula o egoísmo. "Senão ficamos só no eu, só preocupados conosco, com nosso físico, com nosso aperfeiçoamento". Conta também a importância que a família e os amigos têm em sua vida.
O prefácio é assinado por Alicia Alonso, bailarina, coreógrafa e diretora do Balé Nacional de Cuba, uma das companhias com as quais Ana Botafogo se apresentou. A leveza do texto e do universo da dança estão refletidos nas ilustrações de Marina Mayumi Watanabe, feitas especialmente para o livro. Acompanha a publicação um CD com músicas inéditas e orientações de Ana Botafogo para os interessados em praticar balé.
Com suas revelações contando de que maneira se prepara para entrar em cena, qual o processo de ensaio de cada coreografia e como é trocar de roupa rapidamente, Ana Botafogo tira o olhar do leitor da platéia e o leva para a coxia, para que, dessa forma, ele admire ainda mais o espetáculo que está no palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário